O padrão High-Definition Multimedia Interface (HDMI) é um dos mais importantes e bem sucedidos padrões de conectividade da indústria electrónica de consumo, evoluindo directamente da especificação DVI e concorrendo com interfaces como o VESA DisplayPort. Decorridos 14 anos desde que a especificação HDMI 1.0 original foi publicada e tendo o mercado adoptado em larga escala a especificação HDMI 1.4a de 2009, actualizada subsequentemente para 1.4b em 2011, a nova especificação HDMI 2.0 foi recentemente publicada pelo HDMI Forum, tendo o objectivo de responder aos requisitos adicionais de largura de banda dos sinais de vídeo Ultra HD e nomeadamente dos televisores 4K, ao mesmo tempo oferecendo compatibilidade com os actuais cabos existentes.
 
A tecnologia HDMI 2.0 vem ampliar substancialmente a largura de banda para 18Gbps, garantindo o suporte de rede Ethernet no mesmo cabo e veio igualmente acrescentar o suporte de até 32 canais de áudio, ou de sinais com uma frequência de amostragem até 1536kHz, permitindo a transmissão simultânea de sinais de vídeo e áudio para múltiplos utilizadores em simultâneo.
 
A indústria de semicondutores começou recentemente a responder ao desafio de produzir os chips HDMI 2.0 de que a indústria electrónica de consumo necessita para colocar rapidamente as novas soluções no mercado, nomeadamente respondendo à forte demanda por parte dos fabricantes de ecrãs que estão já a produzir novas soluções com resolução 4K. Claro está, para colocar soluções HDMI 2.0 no mercado em grande volume, torna-se necessário garantir igualmente a disponibilidade de soluções de teste e medida que permitam garantir a conformidade com as especificações, um processo que é supervisionado pelo consórcio de empresas representadas no HDMI Forum.
 
A Agilent Technologies veio agora anunciar que a sua solução de teste Agilent HDMI 2.0 6G fi seleccionada pelos Simplay Labs depois de o HDMI Forum ter certificado a sua ferramenta de conformidade como uma solução oficial para o efeito.
 
A solução da Agilent garante a mais ampla gama de rotinas para testes de conformidade do interface físico HDMI. A certificação das soluções pode ser obtida usando o ambiente de trabalho colaborativo dos centros de teste autorizados da Simplay Labs, que é a maior organização mundial para testes de sinais de vídeo de alta definição a nível mundial, com instalações em Sunnyvale, na Califórnia; Pequim, Shanghai e Shenzhen, na China; assim como Seoul, na Coreia do Sul.
 
Na nova especificação HDMI 2.0, a transmissão com uma largura de banda de 18 Gbps é uma das extensões mais importantes de forma a permitir a transmissão de imagem 4K com um formato com amostragem de cor em modo 4:4:4. Os sistemas Agilent ParBERT 81250A e o novo AWG M8190A suportam já rotinas de teste com interfaces físicos de 18 Gbps, incluindo o teste de tolerância de jitter 6G e o consagrado diagrama “eye”, com o qual é possível apurar o nível de desempenho dos circuitos integrados.
 
“Estamos muito satisfeitos por podermos trabalhar com os Simplay Labs na implementação desta solução de teste 6G”, afirma Stefan Friebe, responsável do programa HDMI da Agilent. “Esta solução ajudou a Simplay Labs a implementar processos automatizados de conformidade HDMI de forma ainda mais rápida, assim como está a ajudar muitos centros de I&D das empresas a acelerar os seus desenvolvimentos”.
 
A Simplay Labs está agora a lançar o seu serviço de teste de soluções 6Gbps para HDMI 2.0. A maioria dos seus Centros Autorizados de Teste já dispõem da solução geradora de sinais de teste TMDS Agilent E4887A-007, precisamente por causa das capacidades integradas para apresentação de sinais série e capacidades de teste e análise em soluções HDMI 1.4, sendo agora estes equipamentos simplesmente actualizados para HDMI 2.0.
 
A solução de teste HDMI 2.0 da Agilent responde a todas as necessidades em testes de conformidade do interface físico, enquanto o software Agilent HDMI N5990A permite implementar a automatização das rotinas de teste para certificação de equipamentos usando a solução da empresa BitifEye, um dos parceiros de desenvolvimento da Agilent.
 
  > Mais informação sobre teste e medida de sistemas HDMI 2.0 no website da Agilent