A 3D Hubs é um inovador serviço online que promove a maior rede colaborativa de impressoras 3D disponível a nível mundial. A empresa com sede na Holanda foi lançada faz agora um ano e transformou-se rapidamente numa popular forma de rentabilizar as primeiras impressoras 3D disponíveis por privados e empresas, ao mesmo tempo que permite a qualquer pessoa o acesso a serviços de impressão. Actualmente, a 3D Hubs conta com mais de 3800 localizações em 80 países, continuando a crescer de mês para mês.
Agora, a 3D Hubs anunciou o lançamento de uma nova API que permite ligar criadores de conteúdos e utilizadores do serviço, tornando possível integrar directamente o serviço de impressão em qualquer software de modelação ou desenho tridimensional. A nova API da 3D Hubs foi precisamente adoptada pela Autodesk, a maior empresa de software CAD e modelação 3D, para já na sua gama de apps Autodesk 123D.
 

 
Esta gama de apps gratuitas Autodesk 123D permite a qualquer pessoa desenhar, modelar e fabricar objectos tridimensionais e a integração da nova API da 3D Hubs permitiu criar um sistema prático e simples de passar das ideias à impressão directamente no site Autodesk 123Dapp.com. O sistema torna todo o processo mais económico, sendo que a média de prazo de entrega de produtos impressos pela rede 3D Hubs é inferior a dois dias. A Autodesk confirma também a intenção de integrar a API da 3D Hubs directamente nas restantes aplicações profissionais da Autodesk nos próximos meses. Entre as diferentes apps 123D da Autodesk inclui-se a 123D Circuits, uma ferramenta gratuita para desenhar, compilar e simular projectos de electrónica.
 
“As impressoras 3D ainda não estão em todas as casas como estão os televisores e os telefones, mas isso não quer dizer que os consumidores não tenham necessidade de imprimir coisas em 3D”, afirma Samir Hanna, vice-presidente de produtos de consumo da Autodesk. “Ao integrar a rede de impressão 3D Hubs, a Autodesk está a oferecer aos seus utilizadores um acesso mais conveniente à impressão 3D, directamente fornecida por designers e construtores que podem estar localizados mesmo ali ao pé”.
 
Confiante na popularidade do serviço que a sua comunidade está a oferecer, Bram de Zwart, CEO e co-fundador da 3D Hubs afirma que esta exposição de quem possui uma impressora 3D disponível a toda a comunidade de utilizadores das apps Autodesk 123D vai criar um enorme impacto no mercado. “Não só a 3D Hubs irá beneficiar de encomendas adicionais do ecossistema Autodesk 123D mas isto vem sobretudo permitir à Autodesk oferecer uma opção rápida e económica de impressão 3D aos seus utilizadores”.
 
Para muitos de nós que estávamos a pensar fazer o investimento numa impressora 3D e temos hesitado, uma vez que dificilmente teríamos volume de impressão suficiente para rentabilizar o investimento, a adesão a uma comunidade como a do serviço 3D Hubs é seguramente um excelente incentivo.
 
  > Visitar o serviço da comunidade de impressão 3D Hubs
 
  > Visitar o site das apps Autodesk 123D